Artigos Nacionais

DONALD TRUMP: SEUS PROBLEMAS COM AS MULHERES - Análise do Mapa Parte 1

por Márcia Ferreira Silva

ANÁLISE DO MAPA DE DONALD TRUMP - Parte 1

Animus - Princípio masculino 

De forma geral, segundo a psicologia analítica de Jung, podemos dizer que o arquétipo Animus está ligado ao princípio masculino, o qual é representado por atividades objetivas. A forma impessoal, pragmática e racional para entrar em contato com as coisas, com o predomínio do Logos e uma colocação menos conectada com sentimentos, criatividade e intuição, os quais estariam mais relacionados com o Eros e a Anima. 

Para um homem, nos mostra como ele lida com a figura feminina internalizada e também com a sua própria masculinidade: com as energias de agressividade, assertividade, sexualidade, vontade e colocação profissional no mundo.

Em mapas astrológicos, podemos pensar em uma espécie de Animus assumindo o controle da personalidade tanto no caso de homens como no de mulheres quando encontramos uma grande ênfase em signos masculinos, que são os signos dos elementos fogo e ar, por exemplo:

* Quando temos Sol, Lua e ASC, um Stellium ou uma preponderância de planetas colocados em signos masculinos, os quais são: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário

* Quando encontramos planetas yang como Marte, Júpiter, Urano e Plutão em destaque como planetas angulares ou com aspectos e configurações tensas pois nesses casos a energia desses impulsos ( planetas ) sente uma premência e uma pressão maiores para se expressar.

Se algumas dessas condições estiverem enfatizadas em um mapa, podemos inferir que se trata de uma personalidade com uma prevalência do Logos, do masculino, do pensamento, de muita objetividade, julgamento, menos intuição e sensibilidade, pois estas últimas pertencem ao reino da Anima. E por último mas não menos  importante, provavelmente menos aberto a questões internas e psíquicas, já que os signos masculinos são mais voltados para fora e menos voltados para intimidade e nuâncias internas.

A primeira coisa a se notar no mapa de Donald Trump é o seu ASC em Leão, no elemento fogo, também signo masculino. Um ASC em Leão já nos fala das necessidades de obter atenção, de vaidade, de orgulho, de busca de reconhecimento, de ser tratado como uma pessoa muito especial e de ser amado e cortejado.

Em seguida notamos que ele tem o planeta Marte colocado a 3 graus de seu ASC, o que demonstra uma Persona ou máscara social bastante agressiva, assertiva, de muita competitividade e ação. 

Se o ASC está mais ligado com a nossa personalidade aparente e como nos colocamos no mundo, Marte no ASC também nos fala de características masculinas ou de um Animus muito presente em sua personalidade consciente, o que nos leva a pensar numa Anima - ou princípio feminino - mais reprimida no inconsciente na forma de Sombra. Portanto, a conexão com o Eros, com os sentimentos, com a intuição e sensibilidade, ou seja, a conexão com o amor estaria mais bloqueada e reprimida em sua personalidade. Da mesma forma a relação com a figura feminina se torna algo mais distante, desconhecido e por isso mesmo podendo se tornar algo amedrontador. 

Trump tem o Sol em Gêmeos e a Lua em Sagitário, que são também signos masculinos, sobre os quais falaremos mais adiante.

Se tentássemos traçar um paralelo com os Tipos Psicológicos de Jung, ele se encaixaria no Tipo Intuição - Pensamento. Intuição pela inovação, um lançar-se em possibilidades futuras com uma percepção global e o Pensamento por uma orientação mais intelectual, lógica, o que vai de encontro com a sua predominância do Animus falado acima e o que corresponderia na astrologia à predominância de fogo, seguido do elemento ar, ambos elementos masculinos. Por outro lado, as funções Sensação, que nos fala de percepções mais concretas e práticas e a função Sentimento ficam relegadas à Sombra e com mais dificuldade de acesso. O elemento água está presente em menor grau em seu mapa e o que é interessante de observarmos é que ele tem zero ponto no elemento terra. Tudo isso já pode nos fazer supor que sua fortuna tenha se dado muito mais por arroubos, grandes visões e sacadas grandiosas do que por um trabalho mais de “formiguinha” e “pé-no-chão” e nos leva a pensar até em falta de alicerces de base ou negligencias em questões de ordem prática e concreta.

 

Anima - Princípio feminino

Em termos da Anima, nos chama muito a atenção o fato de Trump ter nascido sob uma lua cheia e principalmente num eclipse lunar, com a Lua em conjunção ao Nodo Sul. Num eclipse lunar total, a Lua é coberta pela sombra da Terra e basicamente desaparece. 

Se pensarmos no simbolismo da Lua, o princípio e toda a ligação com a figura feminina ficam então obscurecidos, prevalecendo o Sol e o masculino. As questões emocionais e toda a parte sentimental reprimidas no inconsciente e com difícil acesso à consciência, funcionando mais ou menos como uma “panela de pressão”, pronta a explodir. Muitos acontecimentos terrestres são precipitados pela lua cheia, como as marés, alterações de humores nas pessoas e tantos outros. Um eclipse lunar traz tudo isso em potencial, porém de forma mais difícil de ser acessada. 

Nascer sob o impacto de um eclipse lunar, que não deixa de ser uma lua cheia, significa ter nascido sob a égide de uma polarização entre o masculino e o feminino onde os dois princípios se antagonizam e com difícil integração, a não ser que haja grande e intenso trabalho psíquico. 

Além disso, o aspecto astrológico de oposição entre Sol e Lua, existente em uma lua cheia, por si só já nos fala sobre a necessidade inconsciente de utilizar o mecanismo de defesa que se chama em psicanálise de Identificação Projetiva: os conteúdos não-aceitos e negados são projetados no outro e a pessoa fica esvaziada desses conteúdos sombrios. O outro recebe essa projeção maciça e com isso a pessoa meio que “controla” a mente da pessoa receptora da projeção. 

O mundo todo acompanhou e assistiu os ataques que Trump tem lançado contra Hillary Clinton nos debates para a presidência e os ataques desrespeitosos contra as mulheres e tantos outros em geral, como que se colocando a partir de uma prevalência e arrogância masculina com o intuito de desvalorizar e subestimar o outro e o feminino. Chegou a acusar Hillary em pleno palco no debate de “mulher antipática, sórdida” ou em outro momento: “você tem muito ódio em seu coração”. Vemos aí com muita clareza um mecanismo de Identificação Projetiva maciça pois ele se esvazia desses “maus” conteúdos, provocando quase que um nocaute em seu opositor, no caso, Hillary.

Ainda em termos dessa polaridade, podemos notar que o Sol de Trump se encontra na casa X, uma casa de grande proeminência profissional e ainda em conjunção com o seu Nodo Norte, o que fortalece o planeta de ambas as maneiras. Isso lhe dá uma grande atuação e visibilidade no mundo e uma tônica profissional extremamente forte, prevalecendo assim mais uma vez o masculino e a assertividade. Já a Lua em conjunção ao Nodo Sul, fica com sua energia enfraquecida e segundo a astrologia kármica, isto significaria que Trump traz nessa vida um problema kármico de vidas passadas em relação à figura feminina, de forma a repetir padrões inconscientes e problemáticos de maneira compulsiva.

Outras faces do arquétipo da Anima são a Lilith ou Lua Negra e o planeta Vênus. Tanto a Lua como a Lilith se encontram em sua Casa IV, o setor das nossas origens, background, passado e pátria. A Casa IV é uma casa psíquica e inconsciente, onde os conteúdos não são facilmente acessados na consciência e ficam pulsando, não encontrando vazão e integração na personalidade. Trump, buscando essa proeminência e a presidência em sua pátria de origem, que são questões de Lua e Casa IV, estaria indo na direção de repetir esse passado kármico pois é onde se encontra o seu Nodo Sul, que na verdade o remete a problemáticas e a confusões e não ao direcionamento que ele deveria seguir, o de Casa X, sua própria atuação profissional. O fato de estar preso ao Nodo Sul poderá trazer consequências sérias e de muitos problemas a ele pessoalmente, como os que ele já está se envolvendo, como veremos na Parte 2.

Vênus complementa a imago feminina na psique. Vemos que Trump tem uma Vênus em conjunção a Saturno, onde essa idéia novamente nos remete a uma repressão e uma anulação do feminino, do Eros, e o que também mais uma vez corrobora toda a sua dificuldade com as mulheres e seus impulsos repressores para com elas. 

 

Texto escrito por Márcia Ferreira Silva, ISAR C.A.P.

www.astroceap.com.br

marciaf@astrologiaceap.com.br

Voltar para artigos

Copyright © - Todos os Direitos Reservados - Astrologia CEAP © 2011-2017 - Telefone: (19) 3258-8342 - E-mail: contato1@astrologiaceap.com.br